Como montar seu primeiro Currículo

Se você quer começar a trabalhar e conquistar a sua independência financeira, mas não sabe como preparar, nem como enviar o seu currículo online, saiba que você não está sozinho nessa empreitada. São muitas as pessoas que encontram dificuldade para fazer o primeiro curriculum, afinal por não ter experiência o grande receio é que o documento fique vazio e passe uma imagem ruim aos recrutadores… Mas não se preocupe que vamos te ajudar com algumas dicas para montar seu primeiro currículo e conseguir o tão desejado emprego.

Comece pelas informações pessoais

No momento que os recrutadores recebem os currículos, a primeira coisa que os mesmos fazem é checar as informações pessoais. E isso deve ser um bom cartão de visita, informando os dados de forma direta e sem enrolação, afinal você quer o recrutador interessado no seu cv e não entediado. Então sempre coloque as informações mais importantes como:

  • Nome completo
  • Estado Civil
  • Idade
  • Endereço, de preferência com CEP
  • Formas de contato como telefone, celular e e-mail

 

Defina um objetivo profissional

Para o seu primeiro currículo é importante que você deixe claro qual é o seu objetivo profissional. Essa etapa é importante para o recrutador conhecer um pouco mais sobre seus objetivos futuros, então seja claro. Mais uma vez você precisa ser claro e objetivo, como o exemplo abaixo:

“Tenho pretensão de trabalhar na área de marketing, aprimorando todas as minhas competências e buscando ascenção no cargo.”

Informe sua formação acadêmica e extracurricular

Feito os passos acima o próximo é informar qual é a sua formação acadêmica e também a extracurricular. Lembre-se que nessa parte quanto mais informações você passar maiores serão as chances de conseguir a vaga desejada. Então, não escreva apenas “Ensino Médio Completo” ou “Curso Superior”.  Destaque também os cursos extracurriculares que podem agregar na sua carreira.

Se você cursou letras, por exemplo, e no caminho fez um curso extracurricular de LIBRAS (Linguagem de Sinais) é importante mencionar no currículo, pois é um diferencial que agrega valor ao seu cv.

Cursos de línguas estrangeiras também são muito bem vindos, é importante colocar a língua em questão que você estudou e qual é o seu grau de domínio, como: básico, intermédio ou avançado.

 

Mencione sua experiência com trabalhos voluntários

Mesmo que não seja relevante para a área que você está aplicando o currículo é importante mencionar caso você já tenha participado de algum trabalho voluntário. Isso faz com que o recrutador enxergue no candidato alguém interessado em ajudar o próximo e também alguém que aproveita todas as oportunidades, isso é de grande valia para todas as empresas. Então não se esqueça de mencionar os trabalhos voluntários que você já fez.

 

Não esqueça as informações complementares

Muitas vezes existem algumas informações que não cabem nos tópicos anteriores, por isso use o final do documento para inserir esses dados que são relevantes e claro, podem aumentar as suas chances.

Então se você tem disponibilidade para viagem ou mudança é importante deixar claro nessa parte do currículo; se você possui alguma deficiência como auditiva moderada e faz uso de aparelho, ou seja, não vai interferir na sua comunicação é importante também mencionar essa informação.

Depois de todas essas dicas se dedique na hora de montar seu primeiro currículo e boa sorte!