Verificadores gratuitos de plágio online

 

plagioSe você trabalha em uma redação ou blog, estas ferramentas gratuitas poderão lhe ajudar a comprovar  se um texto foi plagiado.

 

Plagiarisma – Registe-se gratuitamente através da sua conta no Facebook e você pode colar textos, verifique a url ou carregar arquivos em 190 línguas. Além de pesquisar a Web, o Plagiarisma também pode buscar artigos, patentes, pareceres jurídicos e jornais no Google Acadêmico e também no Google Livros.

 

Plagtracker. A versão gratuita pesquisa textos de até 5.000 caracteres por mês em 14 bilhões de páginas na Web e 5 milhões de artigos acadêmicos. Comparado aos concorrentes, a versão gratuita é lenta, demora cerca de dois minutos para processar o post de 500 palavras. O Plagtracker tem a interface mais limpa do grupo e os resultados são fáceis de entender. Disponível em alemão, francês, romeno e espanhol, com italiano em desenvolvimento.

 

Duplichecker. O site permite que você verifique um texto qualquer colando-o ou carregando um arquivo .txt e depois compare frase por frase no Google, Yahoo ou MSN. Funciona de forma rápida e encontrou corretamente nosso artigo duplicado — bem como várias reimpressões não autorizadas — mas apresentou na página de resultados muitos artigos correspondentes a qualquer uma das palavras, não só frases específicas. Já que divide o artigo em frases, é muito mais rápido do que usar um motor de busca somente. Disponível somente em inglês.

 

Copyscape. A versão gratuita deste verificador de conteúdo trabalha buscando páginas duplicadas, por isso não ajuda muito antes da publicação de um texto, mas pode ajudar se você precisa de uma pesquisa rápido sobre o que já publicou. Versões premium incluem pesquisas de texto e alertas duplicados.

 

Pesquisa no Google. Esse é óbvio, mas estamos incluindo-o como um lembrete por uma série de razões. Embora você só possa verificar passagens curtas — o motor de busca limita consultas a 32 palavras — permite testar frases em todos os 46 idiomas do Google, do africâner ao vietnamita. Uma pesquisa rápida de algumas citações pode indicar se o texto requer mais análise.

 

Confira mais dicas para sua carreira aqui