LinkedIn: otimize seu perfil e seja encontrado pelas empresas

384182-linkedin-jobO LinkedIn é a mais renomada rede social profissional mundial com muitos recursos produtivos e bastante interessante para lhe ajudar a alavancar sua carreira. Ele permite que você crie um perfil profissional que inclui o seu trabalho, história da educação, recomendações de empregadores anteriores, colegas de trabalho e parceiros de negócios. Os recrutadores afirmam que estar presente no site é importante para entrar no radar dos headhunters e algumas empresas já fazem suas seleções através da plataforma. Existem várias vantagens em usar o Linkedin e ao contrário de muitas outras redes sociais, não é preciso tanto tempo e esforço para se construir e manter um perfil. E além do mais, ter um perfil no Linkedin, serve para efeitos de SEO (Search Engine Optimization) pessoal junto aos buscadores da web.

Para potencializar sua presença na ferramenta reunimos algumas dicas importantes para você ter o seu perfil o mais otimizado possível:

 

Perfil completo

Um bom perfil começa com um perfil completo. Isto significa desenvolver o seu perfil de uma forma que inclui informações essenciais do seu currículo e garantir que o mesmo contenha todas as experiências profissionais relevantes da forma mais honesta e clara possível. O próprio Linkedin torna isto mais fácil através de uma % que mostra quanto completo está o perfil. Para facilitar aparecer na busca é importante ter o perfil o mais completo possível. Um resumo com o nível de suas responsabilidades em cada função facilita o trabalho dos headhunters, visto que muitos recrutadores fazem a busca por meio dessas palavras. Utilizar as ferramentas de interatividade, como o espaço para recomendações de competências e especialidades também ajuda muito.

 

Liste todos os empregos

Diferente do currículo convencional no LinkedIn relacionar o nome de todas as empresas onde trabalhou – mesmo que por um curto período de tempo – é essencial para que seu perfil se destaque no sistema de busca.

 

Torne o seu perfil público

Em termos de otimizar o perfil, os principais objetivos são os de ter um ótimo ranking do seu próprio nome. Você pode gerenciar a informação que ficará disponível para não membros ou pessoas que não fazem parte dos seus contatos, no entanto atente-se para não bloquear demais a informação, porque você deverá ter suficiente informação para os motores de busca indexarem o perfil e os links externos que você tiver.

 

Utilize a URL personalizada que o Linkedin oferece

Isto ajudará otimizar o seu nome nos motores de busca e facilita a inserção da URL em CV, portfólio, assinaturas de email ou em cartões de apresentação.

Exemplo: www.linkedin.com/in/meunome

 

Perfil da empresa

Se a sua empresa não tem um perfil, incentive a criação de um. Se a sua empresa já tem um perfil, estimule os seus colegas a criarem os seus perfis e garanta que todos estão listados no perfil da empresa. Isto irá fazer com que o Linkedin atualize automaticamente todos os perfis da mesma empresa.

 

Otimize o título da sua função profissional

O Linkedin inclui o nome da sua função profissional nos “title tags” do seu perfil. Sendo assim, garanta que o nome da função seja clara e explique perfeitamente aquilo que você faz. Por exemplo, usar “Analista de Social media” em vez de apenas “Social media”.

 

Faça contatos

Amplie o alcance do seu perfil conectando-se com atuais e antigos colegas, clientes, fornecedores, amigos e família. Adicione os contatos da pessoas com quem trabalha atualmente, pessoas que conheceu em conferências, eventos ou que estão ligadas a você em outras redes sociais e que compartilham interesses em comum também é um bom networking.

Corrija os erros

Deslizes de grafia, erros de formatação no perfil ou em pedidos de ligação podem prejudicar seu perfil e diminuir suas chances de oportunidades. Corrija suas especificações antes de postá-las. Se no seu perfil você se declara como uma “revizor de testos”, um emprego de freelancer no jornal local será pouco provável.

 

Utilize os hyperlinks

Para razões de SEO, em cada perfil o LinkedIn dá a oportunidade de adicionar 3 hyperlinks de websites à sua escolha. Se você tem um blog, site, portfólio online ou outros, essa é a hora de divulgar.

 

Preencha suas “Especialidades”

Esse é o campo para inserir palavras chave e destacar-se no sistema de buscas. Analise seu perfil profissional e invista nos termos que melhor definem suas habilidades. O próprio LinkedIn disponibiliza a ferramenta “Habilidades” onde você pode buscar uma lista de habilidades relacionadas à sua área de atuação.

 

Saiba se aproximar

Ao solicitar amizade aos usuários que você não conhece, forneça algum contexto. Não é prudente enviar uma mensagem impessoal ou iniciar uma conversa antes de solicitar amizade. É de bom tom solicitar a uma pessoa para compartilhar da sua networking. Se muitas pessoas a quem você convida clica em “não conheço esta pessoa”, você terá uma penalidade do LinkedIn, que solicitará que você sempre tenha o endereço de e-mail dos próximos convidados impedindo você de se conectar livremente. Você também perde muitos pontos se um headhunter resolver pedir referências para um contato e ele não souber dar informação alguma.

 

Solicite recomendações

Ter recomendações irá evidenciar o seu perfil e irá criar confiança na sua reputação junto a outros usuários. Isso também irá ajudar a aumentar a visibilidade do seu perfil em buscas internas no Linkedin. Cabe ressaltar que você não deve solicitar a todos, principalmente se você não conhece a pessoa.

 

Responda as perguntas

Depois de fazer login no sistema, clique em “Mais” no cabeçalho superior da página inicial e clique em “Respostas”. Essa é uma área dedicada a perguntas de usuários sobre diversos assuntos. Utilize esse espaço para fazer contatos e mostrar seus conhecimentos profissionais, respondendo as questões relacionadas à sua área.

 

Participe dos grupos

Principalmente daqueles que são da mesma área, grupos locais e aqueles com muitos integrantes. Pesquise grupos onde outros profissionais da sua empresa atual são membros e se possível, não seja apenas um membro, mas participe ativamente também. Isto irá criar valor ao seu perfil e ajuda a ser encontrado por possíveis contatos. Ao aderir a um grupo você receberá correspondência regular através de anúncios de e-mail e discussões, assim como anúncios de emprego. Se você está a procura de vaga de emprego, é interessante usar o grupo como um meio de auto promoção. Os grupos são moderados, tendo o administrador do grupo o direito de recusar sua presença, caso ache que você não se adapta com o foco do grupo.

 

Utilize os aplicativos

Utilizar os aplicativos disponíveis no site pode te tornar mais relevante. Por exemplo, se você tem um blog ou site voltado para sua área, use a ferramenta WordPress. Através dos aplicativos você pode ainda mostrar quais livros está lendo e cidades para onde pretende viajar.

 

Perfil atualizado

Mantenha seus dados atualizados. Os RHs e headhunters vão levar em conta o status divulgado para lhe contatar ou não. Se terminou uma pós graduação, um curso ou se desligou de uma empresa, atualize as informações o quanto antes. Confirme que você tenha apenas um perfil. Você não quer que seus contatos confundam o seu perfil “antigo”com o perfil “novo”.

 

Tenha perfil em outros idiomas

Para ampliar suas chances, elabore perfis em outros idiomas. Pode ser interessante para ser encontrado por multinacionais, empresas que desejem fazer algum trabalho no Brasil ou mesmo se você tem intenção de trabalhar fora do país. Cuidado com a gramática estrangeira!

 

Insira link em seu currículo

Ao solicitar um trabalho, você pode querer compartilhar essas informações com o empregador. Uma forma de destacar o seu perfil do LinkedIn é a de incluir um link para ele no currículo que você envia para o empregador. Adicione o link do seu perfil junto a seus contatos.

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