Qualificações profissionais são mais importantes do que nunca

hintergrund-tapete-1454166196I2EDurante tempos econômicos mais difíceis como o que estamos vivendo, quando há muito mais concorrência para cada vaga disponível, habilidades e qualificações profissionais podem ajudar a se destacar no mercado e a ter maiores chances nas disputas de emprego.
As empresas do mundo estão sempre em evolução, o que criam oportunidades interessantes, mas que também vem com desafios na subida da escada corporativa. O mercado de trabalho, que já era exigente, agora está ainda mais, e a falta de qualificação muitas vezes é uma das maiores dificuldades na hora de contratar um bom profissional. Profissionais que não tem a qualificação necessária para exercer uma função, demoram mais para realizar as tarefas e isso significa perda de tempo e dinheiro. Esses são os motivos que levam a tanta exigência e as empresas quererem cada vez mais conhecimento relevante de seus colaboradores.

Qualificar-se é uma forma de estabelecer-se como um profissional competente em seu campo de trabalho e pode significar um grande diferencial competitivo para alcançar uma grande colocação e parar de desperdiçar oportunidades para concorrentes que são muito mais preparados.  Ao buscar qualificação para o mercado os candidatos procuram uma forma de tornarem-se mais atraentes para potenciais empregadores, especialmente dentro de um campo profissional competitivo. Outro aspecto pelo qual as qualificações profissionais se tornam bastantes relevantes para a carreira é que elas possibilitam a negociação de uma melhor remuneração junto ao seu empregador. Nesse sentido, esse pode ser um grande diferencial para garantir um aumento ou na obtenção de uma promoção. Pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) verificou que as empresas estão preferindo aumentar os salários dos seus funcionários em vez de abrir novos processos seletivos. Isso é devido à dificuldade de encontrar mão de obra qualificada. Atualmente a maior causa de demora para preenchimento de uma vaga é a falta de candidato com o perfil exigido.

Conseguir um emprego e ficar sempre à frente na sua carreira tem muito a ver com as qualificações profissionais que você tem. Por isso o desenvolvimento contínuo é amplamente reconhecido como fundamental para a melhoria dos padrões e habilidades para indivíduos e empresas. Com esse cenário, a dica é ir em busca de qualificação.

Fazer cursos é importante mesmo para o profissional que está trabalhando. E diante desse cenário, os cursos online tem se tornado uma ótima alternativa para quem não tem muito tempo para estudar e se qualificar. Com a facilidade da internet, e o crescimento das empresas que trabalham de forma séria no segmento oferecendo boas alternativas de aprendizado, é possível se dedicar e fazer diversos cursos, sem sair de casa e estudando quando e onde você quiser. Já há inclusive cursos de extensão, pós-graduação e especialização que têm melhor reputação na modalidade online do que presencial, e alguns RHs e headhunters já entendem que os resultados gerados a partir do aprendizado são mais importantes que a presença física em aulas. O que conta, por exemplo, é que o candidato domine o inglês, não importando tanto se ele estudou lá em Londres ou em casa. A tendência é que essa modalidade seja assimilada cada vez mais pelo mercado, já que seria um absurdo na era digital discriminar um candidato que utiliza a tecnologia para ampliar seus conhecimentos e habilidades.

No entanto, na hora de decidir, a principal análise a fazer é sobre o que está faltando em seu currículo e o que irá agregar maior valor no seu objetivo profissional, procurando investir no desenvolvimento de habilidades que projetem sua carreira para os próximos cinco anos. Antonio Braun, da Prime Cursos, empresa referência no segmento de educação a distância no Brasil, afirma que para aumentar ainda mais suas chances de uma promoção ou conquista de um novo emprego, é fundamental estar sempre se atualizando e buscando qualificações que acompanhem as constantes mudanças que ocorrem no mercado de trabalho. Sua visão é a de que, diante de um futuro incerto, quanto mais novas competências e habilidades você tiver, maior será sua capacidade de contribuir para o mercado de trabalho, obter sucesso e realização profissional. “Algumas pessoas ainda pensam que o certificado é apenas um pedaço de papel que não comprova nada. Bem, veja que os setores de Recursos Humanos selecionam os candidatos, sobretudo, pelos conhecimentos que eles possuem na área para qual estão se candidatando. E o que comprova esse conhecimento? Os certificados que você batalhou para conquistar”, afirmou, ressaltando que a aquisição constante de novos conhecimentos é uma das qualidades procuradas no perfil de trabalhador exigido pelas empresas atualmente.

Há muitas opções de cursos online, inclusive gratuitos, que podem valorizar seu currículo

Em tempos de concorrência e de farta mão de obra, estar qualificado é estar pronto para assumir os desafios e atender as necessidades do mercado. É indispensável para garantir a empregabilidade e estar um passo a frente dos outros, especialmente em épocas de instabilidade e incertezas. Embora o mercado viva um momento de retração, ainda há muitas vagas e áreas aquecidas, e quem melhor se qualificar terá maior chance de sobreviver atuante por um bom tempo. Por isso invista sempre em qualificação, desenvolva mais as habilidades que tem e acumule novos conhecimentos que valorizem o seu plano de carreira e que conversem com a sua área de atuação.

*Este post é patrocinado