Ferramentas úteis para o trabalho do jornalista

MAIN IMAGE JOURNO APPS

 

Esta é uma lista dinâmica com ferramentas úteis para o trabalho do jornalista:

 

Áudio e transcrição de texto

Transcribe é uma ferramenta simples e muito útil para ajudar a transcrever gravações em áudio em formato mp3 ou wav. A ferramenta é online e não precisa de instalação. O repórter acessa o site, seleciona em seus arquivos o áudio que quer transcrever e pode começar a transcrição. Na tela, ele tem um campo para digitar seu texto e botões (que podem virar teclas de atalho) que permitem determinar a velocidade de reprodução do áudio, parar e avançar.

 

Scanner e OCR

DocScanner é um aplicativo para celulares e tablets com iOS (Apple) e Android muito útil para o repórter em campo. Ele captura imagens de documentos via câmera do aparelho e consegue transformar imagens desses documentos em texto editável via OCR.

 

Organização e armazenamento de documentos

Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem e compartilhamento de arquivos muito útil para quem precisa ter acesso a arquivos a partir de diversos pontos de acesso: pc, smartphone ou tablet. O usuário pode instalar o Dropbox e criar pastas para arquivar documentos em seu PC e sincronizá-las para acesso via web em outros aparelhos.

Evernote é um organizador de documentos e notas obrigatório para o jornalista. Ele oferece várias possibilidades de captura (textos, páginas web, fotos e áudio) que o repórter organiza em cadernos e classifica por tags. Esses documentos e arquivos podem ser sincronizados e acessados em tablets e smartphones ou em outros computadores conectados à internet. A busca é fácil e rápida. Evernote possui vários subprodutos úteis para o jornalista.

 

Twitter

TweetLists é um aplicativo para iPhone que gera timelines específicas para cada uma das listas que  repórter cria no Twitter. A ferramenta facilita o acesso aos tuítes de usuários específicos e ajuda o jornalista a acompanhar mais de perto suas fontes secundárias.

Conweet é um aplicativo web que permite rastrear as conversas entre dois usuários do Twitter. Ao inserir as duas contas que você pretende rastrear, o Conweet entrega o número de mensagens trocadas entre as duas contas e lista todos os diálogos registrados pelo Twitter.

 

Agenda de contatos

Mingly é uma ferramenta para gestão de contatos. Ela busca informações de suas redes de relacionamentos e consolida os dados com os que você tem na lista de contatos. O usuário pode também definir lembretes para fazer contato com pessoas de tempos em tempos. Além disso, há uma extensão para GMail que mostra informações sobre pessoas que enviam e-mails para sua conta de email.

Rapportive é uma ferramenta similar ao Mingly que também lista os últimos posts em redes sociais das pessoas que enviam emails para sua conta. E você pode escrever notas nas fichas das pessoas de sua rede.

 

Coberturas ao vivo

Cover it Live é uma ferramenta robusta para coberturas em tempo real. O CiL é aplicado em páginas web, lista o conteúdo como uma timeline, permite a publicação de texto, fotos, vídeos, áudios, enquetes, placar de resultados e comentários dos leitores. A plataforma é versátil e permite uma série de configurações. O Cover it Live pode receber convidados que publiquem remotamente e também incluir na timeline publicações automáticas alimentadas pelo Twitter (por #hashtags, usuários ou listas de usuários). O monitoramento pode ser feito também pelo aplicativo no celular.

Storify é uma fantástica ferramenta para coberturas em tempo real ou em formato de timeline, muito versátil para busca de fontes e com design que compõe bem com qualquer página web. O Storify serve para narrar histórias com o uso intercalado ou em sequência de conteúdos dispersos pela rede, oriundos tanto de sites quanto de redes sociais.

 

Fotografia

Panorama é um aplicativo para smartphones e tablets que rodam com iOS ou Android que capta imagens para gerar fotografias em 360 graus, ideais para dar ao leitor uma melhor ideia do ambiente. As imagens são facilmente compartilhadas em redes sociais ou por e-mail.

 

Coleta de dados

O DocumentCloud é um aplicativo poderosos para absorver e analisar dados de arquivos, fazer anotações e até compartilhar documentos na web. Ao submeter a ele um arquivo PDF, por exemplo, é possível uma série de ações. Ele identifica nomes, lugares e organizações busca conexões em outros documentos da web; Ele identifica datas e pode relacionar todos os eventos em uma linha do tempo; Você destaca passagens e faz anotações e pode atribuir a elas urls (endereços na web) específicos para compartilhar; E oferece a possibilidade de compartilhamento dos documentos em blogs ou sites com um leitor próprio que pode ser incorporado às páginas.

 

Organizador de fontes

Originalmente um aplicativo para mac e agora também para iPhones, o Cobook é um superorganizador de contatos. Ele lista os contatos da agenda, busca nas redes sociais mais informações de cada um e as incorpora à lista e é muito fácil de usar, inclusive para consolidar contatos repetidos. Permite tagueamento e listagem de todos os contatos por tag e, na versão para iPhone, até acompanhar as postagens em redes como o Twitter, por exemplo, de cada um dos contatos. A sincronização é muito rápida e qualquer atualização é feita imediatamente em todas as plataformas.

 

Confira mais dicas para sua carreira aqui