Dicas para uma entrevista de emprego por videoconferência

video-interviewAtualmente, está cada vez mais comum a realização de entrevistas online por meio de videoconferências, que chegam a substituir as entrevistas presenciais, dependendo da empresa. O Google costuma entrevistar seus candidatos só por meio dos Hangout (ferramenta da empresa para fazer vídeo chamadas).

O processo remoto tem uma série de benefícios, é um processo dinâmico e adéqua a empresa e o candidato, que muitas vezes não precisa dispor de um dia para ir até o local dar a entrevista.

 

Veja algumas dicas:

 

1) Programe-se

Antes da entrevista, confirme com o entrevistador o e-mail e o adicione antecipadamente. Planeje-se para estar conectado no horário.

 

2) Teste o seu equipamento

Teste a câmera, o microfone e a conexão da internet – evite que a entrevista seja interrompida ou se atrase por conta de algum problema técnico na sua máquina.

 

3) Feche os outros programas

Não deixe outro programa aberto no seu computador além do serviço de chat online para não atrapalhar a velocidade da internet e nem fazer com que você desvie sua atenção da entrevista.

 

4) Procure um lugar tranquilo e silencioso

Esteja conectado em local silencioso, sem bagunça e sem interferência de outras pessoas ou animais de estimação.

 

5) Escolha um fundo ‘clean’

Evite ficar em local com muitos objetos ao fundo, como quadros ou estantes cheias de livros.

 

6) Vista-se adequadamente

Apesar de sua imagem aparecer só da cintura para cima, vista-se com o traje de acordo com a vaga e a empresa. Dependendo do cargo, o ideal é usar camisa social, com atenção à gola, que deve estar arrumada.

 

7) Use roupas discretas

Use roupas discretas, de cores sóbrias e sem brilho. Sem decotes para mulheres. Se optar por maquiagem, deve ser discreta.

 

8) Escolha um login com um nome ‘profissional’

Tenha cuidado com o nome de usuário no serviço online: o ideal é ter uma conta só para contatos profissionais, com o nome e sobrenome ou com as iniciais.

 

9) Seja profissional

Mantenha sempre a postura profissional que você teria se estivesse em uma entrevista ao vivo.

 

10) Lembre-se: você está sendo filmado!

Demonstre segurança ao conversar, articule bem as palavras e preste atenção na sua postura.

 

Confira mais dicas para sua carreira aqui