A importância da língua estrangeira para conquistar uma vaga na área de Comunicação

word_cloud_languageSe o seu interesse é trabalhar na área de comunicação nada melhor que saber comunica-se bem e em várias línguas.

Um dos requisitos para trabalhar em agências de publicidade, jornais, canais de televisão e mídias em geral é o conhecimento, pelo menos intermediário, de alguma outra língua além da nativa, trazendo um potencial muito maior de contratação na hora da entrevista.

Um dos pontos positivos, é que provavelmente, se você quer trabalhar com comunicação, já deve existir uma facilidade ou pelo menos um interesse em comunicar-se com um grande número de pessoas independente de qual idioma elas falem. O importante é poder transmitir em uma língua universal a informação propriamente dita e para uma grande massa de uma só vez. Para isso, ser uma pessoa ativa, comunicativa e de fácil acesso, ajuda muito, além de adquirir pelo menos uma outra língua.

Umas das línguas que mais se requerem no mundo laboral da Comunicação são:

Inglês: Não é novidade pra ninguém que o inglês é o idioma universal, podendo se comunicar em qualquer parte do mundo com o mesmo. Isso faz do idioma essencial em qualquer currículo agregando visibilidade para quem tem a língua como destaque. Outra vantagem é que existem muitos términos e nomenclaturas na carreira de comunicação que são ditas em inglês como, por exemplo: Briefing, makeoff, teaser, template, etc. Outro “plus” seria a possibilidade de trabalhar em grandes meios de comunicação com nomes memoráveis para a carreira como: The New York Times, CNN, BBC, etc.

Francês:O Francês é a única língua juntamente com o inglês que é falada nos cinco continentes! Uma das maiores agências de publicidade do mundo se chama “Publicis” e é francesa! A língua é uma das originárias do latim é e essencial para quem quer trabalhar com comunicação de qualquer tipo, tendo a França como uma das maiores potências da comunicação internacional.

Alemão:A língua alemã é a com maior número de falantes na União Européia (UE).  Hoje em dia Berlim (capital da Alemanha) é a cidade com mais crescimento em toda a Europa, sendo também um dos centros mundiais mais influentes para cultura, mídias, política e ciência. A sua economia baseia-se principalmente em serviços, encontrando uma grande gama de “indústrias criativas” perfeito para tocar um projeto independente ou aprender com um pessoal muito engajado na era da “nova mídia”.

Já viu né, se o seu foco é comunicar, melhor saber fazê-lo de várias maneiras diferentes, assim o resultado e abrangência do seu trabalho é cada vez maior e mais positivo.

Para Onério Peixoto, coordenador pedagógico da LanguageTrainers Brasil, escola de idiomas presente nas principais cidades do Brasil, profissionais de comunicação que falam línguas estrangeiras são enviados em viagens, e são eles que mantêm a fluidez do intercâmbio de informação com fontes e contatos em outros países.

“Se você souber ao menos duas línguas estrangeiras, um empregador verá em você uma ponte entre a empresa e clientes no exterior”, afirma o especialista.

 

Confira mais dicas para sua carreira aqui