25 dicas para quem procura empregos pelo Facebook

Good-Vs-Bad-ReputationProcurar emprego pelas redes sociais pode ser muito útil para sua carreira. Fazer isso, porém, deve levar em consideração certos cuidados de privacidade e segurança. Se você está procurando por um emprego e tem perfis em redes sociais é muito importante que fique atento para determinados aspectos de privacidade e apresentação das suas informações. A internet é uma ferramenta muito útil na busca pela vaga ideal, mas se mal administrada pode trazer danos consideráveis para sua reputação e credibilidade. Algumas regras básicas fazem toda a diferença nessa dinâmica. Confira 25 dicas:

 

1. Proteção

Coloque suas configurações de privacidade no maior alcance possível, inclusive impedindo que as pessoas encontrem seu nome pela barra de busca. Se seu perfil é pessoal, não há motivo para deixá-lo facilmente disponível para os recrutadores. Pelo contrário, você tem todo o direito de reservar sua privacidade para familiares e amigos íntimos.

 

2. Restrições

Se seus amigos têm o costume de postar conteúdos impróprios em seu mural, considere a possibilidade de restringir o que ou quem posta ou até mesmo bloquear completamente. Esse tipo de ação evita desentendimentos ou outro tipo de reação negativa, tanto dos recrutadores como sua.

 

3. Fotos em que estiver marcado

O Facebook permite que você confira as fotos nas quais está marcado, mesmo que estas estejam no perfil de outras pessoas. É recomendado que você deixe essas fotos disponíveis apenas para as pessoas dentro de seu perfil, sem torná-las públicas.

 

4. Não reclame sobre o trabalho

Escrever comentários negativos sobre seu trabalho ou empregadores pode trazer conflitos e desconfortos com a atual empresa e futuros recrutadores. Mantenha uma postura profissional e apenas comente coisas que falaria presencialmente.

 

5. Fotos controversas

Dependendo da foto e de suas preferências você pode escolher aquilo que deseja divulgar ou ser marcado para não espantar nenhum recrutador. Imagens controversas podem causar desconfortos entre você e outro empregador de maneira definitiva.

 

6. Seja educado

Você deve ter essa postura sempre, não apenas quando procura um novo emprego. Comentários de desabafo, sarcasmo ou indiretas para outras pessoas em seu perfil não devem acontecer, pois mesmo com as configurações de privacidade você deseja manter uma imagem concreta com seus contatos online.

 

7. Considera um perfil profissional

Para evitar tantas preocupações também é possível criar um perfil estritamente profissional, em que você pode demonstrar suas habilidades de comunicação e networking. Compartilhe conteúdos relevantes, escreva mensagens e comentários para outros profissionais e empresas, entre outras ações que podem ajudar você a se promover.

 

8. Evite polêmicas

Muito cuidado com o tipo de opinião que exprime nas redes sociais, especialmente em seu perfil profissional, pois você nunca sabe quem pode acabar ofendendo.

 

9. Seja seletivo com suas amizades

Não adicione qualquer pessoa para sua lista de amigos no Facebook. Os recrutadores também avaliam o tipo de contatos que você tem e com quem costuma de relacionar com maior frequência. Se seu perfil for profissional essa dica deve ser levada ainda mais a sério.

 

10. Siga as empresas

Curta as páginas de empresas que desejaria trabalhar e siga suas atualizações para conhecer mais sobre a empresa, sua cultura de trabalho e política de ações online. A partir dessas informações você saberá qual postura é a melhor a ser adotada.

 

11. Faça um anúncio

Fazer um anúncio pago pode ser uma medida mais radical, mas também eficiente. Você pode chamar a atenção das empresas e receber propostas de trabalho, pela simples iniciativa de se divulgar online.

 

12. Participe de grupos

Grupos de interesse podem ser muito úteis para sua carreira. Você não sabe quem poderá encontrar nesses fóruns e que tipo de contato poderá fazer em benefício de sua trajetória profissional.

 

13. Faça muitos contatos

Não tenha vergonha em perguntar para amigos e familiares se eles sabem se alguma vaga aberta que poderia ser útil para você. Se conseguir o emprego ou uma entrevista, não se esqueça de agradecer de maneira especial, lembre-se de deixar as portas sempre abertas.

 

14. Saiba qual é sua influência

Se você tem uma forte presença na internet, com perfis em diferentes redes sociais e muita influência é interessante compartilhar isso com os recrutadores ou em seu currículo.

 

15. Faça uma página

Uma página ou fanpage também pode ser útil. Tudo irá depender de seu propósito, por isso cuidado para não passar a imagem de alguém narcisista. Se você tem um blog, por exemplo, é possível fazer essa página para divulgá-lo de maneira mais ativa e interagir com outras plataformas e empresas.

 

16. Mude sua foto de perfil

Escolha com critérios muito específicos a sua foto de perfil e de capa. Você deve optar por aquilo que seria mais apropriado para sua atuação e empresas nas quais deseja trabalhar.

 

17. Compartilhe seu desenvolvimento

Livros, artigos, cursos e outras ações que podem tê-lo ajudado a se desenvolver devem ser compartilhados em seu perfil. A partir disso você pode receber novas dicas de leitura e aprimoramento que vão ajudar você a crescer ainda mais.

 

18. Antecedentes criminais

Se você já foi acusado de crimes ou tem algum evento no passado que não gostaria de divulgar, tome as medidas necessárias para evitar que recrutadores ou outros curiosos mal intencionados prejudiquem sua carreira.

 

19. Guarde senhas apenas para você

Já aconteceu de recrutadores pedirem a senha dos candidatos para acessar seus perfis nas redes sociais. Se isso ocorrer com você, não se sinta obrigado a divulgá-la para ninguém. Lembre-se que suas senhas são pessoais e intransferíveis.

 

20. Não veja sua idade como um obstáculo

Facebook, Twitter e outras redes sociais não são espaços exclusivos de profissionais mais jovens. Se você já tem experiência considerável, use-a em seu favor, faça um blog e divulgue suas ideias e projetos, aproveitando aquilo que poderia ser visto como obstáculo de maneira positiva.

 

21. Procure eventos

Procure por eventos de sua área e outros de divulgação de emprego, como feiras de carreira, por exemplo, para fazer novos contatos profissionais e divulgar seu currículo.

 

22. Compartilhe seu currículo

Você pode escrevê-lo em seu mural ou compartilhar um link em que ele pode ser lido pelos recrutadores.

 

23. Siga páginas de emprego

Há inúmeras páginas especializadas em divulgar vagas de emprego. Algumas são dividas por áreas como engenharia ou comunicação. É muito importante seguir essas informações para que você aproveite as melhores oportunidades.

 

24. Encontre recrutadores

Assim como os recrutadores procuram por você, também é possível que você os encontre online. Dessa forma você pode conhecer mais sobre eles e se preparar de maneira diferenciada para as entrevistas e dinâmicas de seleção. Tome cuidado para não invadir a privacidade ou espantá-los com comentários pessoais.

 

25. Integre seus perfis

É possível integrar seu perfil no Facebook com os de outras redes sociais, como o Twitter. Todas as dicas se estendem para esses perfis de forma que você aproveite-os da melhor maneira possível.

 

 

Fonte: Universia Brasil

 

Confira mais dicas para sua carreira aqui